Foram encontrados 150 registros para a palavra: ação ambiental

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO NO II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR

Os participantes que desejam submeter Resumo ou Artigo Completo para publicação nos Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, deverão se apressar, pois o prazo se encerra no final deste mês de Setembro. O COBEAI está previsto para ocorrer nos dias 9, 10, 11 e 12 de Novembrodeste ano, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Juazeiro-BA.

O tema central do evento é "Meio Ambiente: Nosso desafio comum" e a programação será composta por 15 Minicursos, 8 Oficinas, 5 Visitas Técnicas, 7 Conferências, 7 Mesas Redondas, além de Lançamento de livro, Apresentações e Exposições Artísticas e Científicas, apresentações orais e banners dos Artigos e Resumo aprovados nos 16 Grupos de Trabalho (GTs) do evento. O público-alvo são professores, estudantes, gestores públicos, profissionais e ativistas da área ambiental; mas o evento estará aberto ao público em geral.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

O Prof Dr Pedro Jacobi (USP) confirmou sua participação na Conferência de Abertura do II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, com o tema "A importância da Educação Ambiental para as transformações sociais" no dia 9 de Novembro, às 9horas da manhã, no Complexo Multieventos da Univasf/Juazeiro-BA. Considerado uma sumidade nos temas socioambientais e da educação ambiental, o Prof Jacobi é reconhecido nacional e internacionalmente por suas ideias expressas em dezenas de obras publicadas.

Além deste importante conferencista, o COBEAI contará com outros ilustres participantes, como a Prof Dra. Elvira Bitencourt Garção (UFS), Dr Andre Monteiro (Fiocruz), Prof Dr Antonio Marcos (UPE), Prof Alexandre Henrique Reis (UNIVASF), Prof Dra. Luzineide Dourado (UNEB), Profa. Maria Lúcia Carvalho (UFBA) Profa Eliane Oliveira (UEMG), Profa Dra Clécia Pacheco (IF-Sertão-PE), Profa Cleciene Nunes (UFRGS), Profa Juliana Schneider (UFPA), Prof. Raimundo Eudes Bandeira (IF-CE) e o Prof. Rafael Dias (UERJ), dentre outras personalidades de vários estados brasileiros. ..

MPF aciona Incra e Inema para que providenciem a regularização ambiental de assentamentos na região de Teixeira de Freitas (BA)

Dos 15 projetos de assentamentos encontrados na região, nenhum possui licenciamento ambiental, com fundamento em resolução que o MPF considera inconstitucional

MPF aciona Incra e Inema para que providenciem a regularização ambiental de assentamentos na região de Teixeira de Freitas (BA)

Imagem ilustrativa..

Candidatos a prefeito de Petrolina (PE) debateram sobre meio ambiente e educação ambiental na Univasf

Os cinco candidatos à prefeitura de Petrolina (PE) nas eleições municipais deste ano participaram, na manhã de hoje (18), de um debate promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento foi realizado no auditório da biblioteca, no Campus Petrolina Centro, com o objetivo de discutir as propostas para as áreas de educação ambiental e de meio ambiente. O debate teve a participação dos candidatos Adalberto Cavalcanti (PTB), Ednaldo Lima (PMDB), Marta Perpétua (PSOL), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT). 

Também estiveram presentes representantes dos movimentos sociais de diversas instituições e entidades da região, a exemplo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Com mediação do radialista Waldiney Passos, o debate foi dividido em blocos: abertura com formação da mesa, apresentação dos candidatos, perguntas de movimentos sociais, perguntas entre os candidatos e considerações finais. 

O candidato Adalberto Cavalcanti disse que sua proposta de governo para a área de meio ambiente está centrada no cuidado com o saneamento da cidade. “Minha principal proposta é cuidar do saneamento”, declarou. 

Para Ednaldo Lima, a educação ambiental será o principal, foco se eleito. “Vamos defender a continuação da educação ambiental nas escolas, e de uma ponte da educação ambiental nas escolas com a coleta seletiva, que nós vamos fortalecer cada vez mais”, disse. A candidata Marta Perpétua disse que irá incentivar a educação ambiental do município através de parcerias. “Vamos implementar uma educação ambiental continuada para os alunos da rede municipal e as comunidades, através de parcerias com universidades e escolas técnicas”, destacou. 

Miguel Coelho afirmou que pretende introduzir a educação ambiental nas escolas municipais e elaborar um plano de arborização para a cidade. “Uma das nossas principais bandeiras é a implantação do Parque do Povo, onde hoje é a rodoviária”, revelou. Já Odacy Amorim afirmou que a educação ambiental terá como foco a educação infantil. “No projeto Nova Semente, a gente assumiu o compromisso que a família de cada criança vai plantar uma árvore e a Prefeitura vai ter uma árvore com a placa com o nome da criança”, propôs. 

Na plateia do debate, o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (Comarca), José Ivo dos Santos, foi um dos representantes de movimentos sociais que questionaram os candidatos durante o debate. Para ele, é importante que os candidatos apresentem propostas concretas em relação à questão ambiental em Petrolina. “Nós catadores sobrevivemos através da educação ambiental das pessoas, então queremos saber quais são as propostas dos candidatos em relação a esse tema para que as pessoas se conscientizem do nosso papel na sociedade”, comentou. 

O coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, destacou a relevância de realizar um debate com o foco específico em educação e meio ambiente. “Não existem eventos como esse, onde se discutem questões ambientais. Temos a participação dos candidatos e de movimentos sociais. Esperamos o compromisso deles para mudar as políticas ambientais da cidade”, frisou.  ..

Adubação, calagem e contaminação ambiental em vinhedos serão tema de evento no mês de agosto

No próximo dia 11 de agosto, os principais resultados de pesquisas conduzidas nos últimos 13 anos sobre adubação e manejo do solo de tradicionais regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão apresentadas no 1º Workshop sobre Adubação, calagem e contaminação ambiental em solos de vinhedos. Promovido pela Embrapa Uva e Vinho e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o encontro irá acontecer em Bento Gonçalves (RS).

Pesquisadores de diversas instituições (veja programa completo abaixo) irão apresentar as respostas das videiras aos diferentes manejos de adubação e de calagem, em crescimento e em produção. Também serão compartilhados dados sobre contaminações que estão ocorrendo, como o excesso de metais pesados nos solos e repassadas orientações e estratégias para diminuir a toxidez.

Segundo George Wellington de Melo, pesquisador da área de solos da Embrapa Uva e Vinho e um dos organizadores do encontro, o manejo do solo é um aspecto que pode fazer a diferença na hora da produção e que ainda deixa dúvidas para muitos produtores e técnicos. "Muitas vezes acontece um desequilíbrio nutricional na planta pelo excesso de adubação, o que pode causar o atraso no seu crescimento, fazer com que a planta produza mais tarde, trazer perdas econômicas, contaminar o meio ambiente, dentre muitos outros fatores negativos", destaca Melo.

Outro ponto bastante importante do encontro será um alerta para os altos índices de contaminaçãopor metais pesados proveniente de tratamentos fitossanitários. "A situação de contaminação porcobre está alarmante e já estamos trabalhando para evitar o problema do zinco", antecipa o pesquisador.

O encontro irá acontecer durante todo o dia e as inscrições, com vagas limitadas, ao valor de R$ 100,00 podem ser feitas em https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/wacca/.

..

Educação Ambiental de Petrolina ganha prêmio internacional

Mais uma conquista na Educação de Petrolina. O município, por meio do Programa de Educação Ambiental da SEDUC receberá um prêmio Internacional, o Dryland Champions, que é um certificado de reconhecimento da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas – UNCCD e do Ministério do Meio Ambiente – MMA. As políticas públicas criadas através do Programa de Educação Ambiental e do Plano Municipal de Educação (PME) foram os principais responsáveis pelo reconhecimento.

O prefeito Julio Lossio comemora a conquista e diz que mais esse reconhecimento é um indicativo de a Gestão está no caminho certo ao escolher a Educação como prioridade, além de ser mais um incentivo para se avançar em políticas públicas, complementando pela coordenadora do Programa de Educação Ambiental, através do Núcleo Municipal do Ensino das Ciências, NUMEC, Doutora Magda Feitosa, que cita que as ações desenvolvidas na Educação Ambiental refletem não só a melhoria na qualidade de vida, mas ensinam os caminhos para as pessoas viverem em harmonia com o meio. “É uma forma de buscar que essas políticas públicas nos revelem uma Caatinga economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente rica”, reflete Doutora Magda, que também é membro da comissão de elaboração do PME e foi a responsável pela inscrição de Petrolina no Prêmio Dryland Champions...

ARTIGO: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL e DESENVOLVIMENTO URBANO, dois mundos possíveis.

É possível conciliar desenvolvimento urbano e preservação ambiental, mesmo com a falta de escrúpulo de alguns empreendedores e de alguns políticos, que a cada dia não se rendem a inexorável condição de alguns recursos naturais não serem renováveis. Precisamos de matéria prima para economia, mas precisamos também preservar a natureza.

Com a conivência dos governantes, assim como do judiciário, os empreendimentos imobiliários crescem e aparecem a cada dia, desrespeitando as leis, as pessoas, a história e o meio ambiente...

Cemafauna celebra Dia Nacional da Caatinga realizando educação ambiental

Uma manhã repleta de conscientização e descobertas nesta quinta-feira, 28. Uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) esteve presente no evento "Dia Nacional da Caatinga" promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina-PE. As atividades fazem parte do Programa Embrapa & Escola em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga.

Com um stand na Trilha Ecológica da Caatinga, a equipe do Centro expôs parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga, além de produtos da loja como camisas, bonés, postais, copos e publicações próprias. O que mais chamou atenção das turmas das escolas da rede estadual que participaram foram os animais taxidermizados e uma cobra viva da espécie salamanta...

Inscrições abertas para Propostas de Trabalho para o II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar

Estão abertas as inscrições de propostas de trabalho para o II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI). Os trabalhos propostos poderão ser do tipo Mesa Redonda, Minicurso, Oficina, Palestra, Exposição artística, exposição de produtos científicos, Lançamento de livro, dentre outros. Não há cobranças de taxas para submissão de Propostas de trabalho e nem para desenvolvimento das atividades no evento.

As propostas aceitas deverão compor a programação do evento previsto para ocorrer nos dias 9, 10 e 11 de Novembro deste ano, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Juazeiro-BA. O tema central do evento é "Meio Ambiente: Nosso desafio comum". Não há exigência de titulação minima dos proponentes para apresentação de propostas...

AMMA e Univasf discutem regularização ambiental

A gestora da Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Denise Lima, recebeu nesta quarta (09), em seu gabinete, a visita do arquiteto e servidor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Robério Coelho.

O encontro teve como pauta o processo de regularização ambiental do campus da instituição de ensino e pesquisa.  Coube ao órgão do município apresentar a relação de documentos e estudos que devem ser feitos pela Universidade, dentro dos trâmites legais, para a obtenção da licença. A ideia das duas instituições é estabelecer um cronograma de atividades – que incluirão estudos, entrega de relatórios e elaboração de pareceres – que possam ser otimizadas no melhor tempo possível. As diretoras do setor de Licenciamento da AMMA, Sayonara Nunes e Sheyna Lins também participaram da reunião com o intuito de tirarem todas as dúvidas no aspecto técnico...

Saneamento será prioridade na atuação ambiental do MPF/BA em 2016

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), em 2016, direcionará sua atuação prioritariamente para o saneamento ambiental. O principal objetivo é preservar e recuperar os rios e outras fontes hídricas, proporcionando maior higiene social e conservação do meio ambiente. De acordo com o procurador da República Pablo Barreto, representante da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, que é a responsável pela coordenação da atuação na proteção do meio ambiente e patrimônio histórico, os membros do MPF que aderiram ao planejamento realizado monitorarão o andamento das obras de saneamento custeadas com recursos federais e verificarão o cumprimento dos respectivos planos de saneamento nos municípios baianos.

Planejamento Ambiental – Para discutir o tema, o MPF realizou, no último mês de 2015, um encontro com procuradores e promotores que fizeram exposições sobre suas atuações na área. Na ocasião, a promotora Cristina Seixas, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), apresentou vários projetos desenvolvidos pela instituição na área ambiental...